Poema ao traidor

VERSOS/ POESIA DO TRAIDOR 

camila carreira, poemas de amor rosas e cinzas, versos curtosVim da angústia acre até aqui
Apenas para escrevinhar de ti
Do tudo da vida que nada vivi
Do meu eu todo que por ti perdi

Eternidades ocas onde errei vaga
Pelo mundo do teu cru tormento
Privada escrava só e nunca paga
Nunca livre nem um momento

De teus sonhos insanos fui instrumento
Dei-tos todos dei tudo que me pedias
Pagaste com desprezo e meu sofrimento
Sangraste-me até teres tudo que querias

O traidor frio usurpa vidas válidas
Defrauda e burla quem os escoltou
Mente com promessas vis e pálidas
E despreza depois os que já espoliou

Traidor mórbido é cruel impostor
Enjeita quem o fez e arrimou
Como oportunista parasita o amor
Devasta enganando quem o edificou

Não sente dor ou remorso isso sei
Nem gratidão, vergonha ou piedade
Presumido impenitente é cruel rei
Traidor que habita palácio simulado
Onde reina a mentira e a deslealdade

***CAMILA CARREIRA ***

Momentos de cultura e outras curiosidades poéticas... 

HOMENAGEM AO TRAIDOR

Por Cecília Meirelles, do “Romanceiro da Inconfidência”

camila carreira, poemas de amor rosas e cinzas, versos curtosMelhor negócio que Judas
fazes tu, Joaquim Silvério:
que ele traiu Jesus Cristo,
tu trais um simples Alferes.
Recebeu trinta dinheiros…
— e tu muitas coisas pedes:
pensão para toda a vida,
perdão para quanto deves,
comenda para o pescoço,
honras, glória, privilégios.
E andas tão bem na cobrança
que quase tudo recebes!
Melhor negócio que Judas
fazes tu, Joaquim Silvério!
Pois ele encontra remorso,
coisa que não te acomete.
Ele topa uma figueira,
camila carreira, poemas de amor rosas e cinzas, versos curtos
tu calmamente envelheces,
orgulhoso impenitente,
com teus sombrios mistérios.
(Pelos caminhos do mundo,
nenhum destino se perde:
há os grandes sonhos dos homens,
e a surda força dos vermes.)

SOBRE A TRAIÇÃO E O TRAIDOR 

A traição, no seu sentido mais amplo, não se limita à infidelidade entre casais. A traição pode ser também de cariz social, familiar, profissional, financeiro ou até mesmo em relação aos nossos próprios ideais e na maior parte das vezes soma todos estes pontos. Seja qual for o seu cariz, as marcas deixadas por ela são profundas e eternas.

Trair é toda e qualquer forma de ferir quem, um dia, confiou em você.
É preciso entender que ninguém trai por acaso. Da mesma forma que você escolhe ser fiel, a traição nada mais é do que uma opção voluntária. A infidelidade não acontece por falta de amor, mas por falta de respeito.

Florbela Espanca em Correspondência (1912) também mostrava sua indignação perante a traição: “Eu julgo que a mulher verdadeiramente digna é aquela a quem repugna uma traição, seja ela de que natureza for. ”

A dor proveniente da traição é intensa porque nunca vem de um estranho. Vem de quem amamos e de quem permitimos total acesso aos nossos sentimentos. Por isso é mais fácil conviver com inimigos, pois são verdadeiros na raiva: “vivam os meus inimigos! Eles, ao menos, não me podem trair.” (Henry de Montherlant)

2 comentários:

  1. A traição muito bem desenhada em palavras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pelo menos como eu a sinto, acredito que tenha sido bem desenhada, obrigada pela sua visita, volte sempre

      Eliminar