Poema de anjos e demónios diversos

camila carreira, poemas rosas cinzas, versos de verdade, paixão poetaSou alma que grita silêncios  
nas portas do meu inferno 
olhares frouxos sem movimento
num cosmos que não é meu 
e a minha alma minúscula 
por ti curvada é toda nua... só tua
de rosas e aromas perversos 
anjos e demónios diversos 
Inaudíveis transmutados em versos 

Raiando de luz a bruma da saudade 
Beijando o dia nos salpicos da claridade 
e tudo é vago e baço sem sol 
sem verdade. 
Toco no espaço aspiro liberdade 
olho alto vibrações de olhos cerrados
negando a imponente verdade

****Camila Carreira**** 

Momentos de cultura e outras curiosidades poéticas 


Fernando Pessoa
O pensamento é enterrado vivo



O pensamento é enterrado vivo

No mundo e ali sufoca.

Sufoco em pensamento ao existir.

Oh, horror! Oh inferno verdadeiro

Passado no frio âmago desta alma

Que se encolhe e arrepia de pavor

Como querendo desaparecer

E é consciente sempre de ter vulto

Para o pavor tomar. Oh sumo horror

Que o universo (...)

Sufoco em alma! Suma-se-me a vida

E a consciência e eu deixe de pensar

De fitar o mistério e sem querer

Compreender-lhe o horror! Abra-me o sonho

Ou a loucura a tenebrosa porta

Que a treva é menos negra que esta luz.

O terror desvaria-me, o terror

De me sentir vivo e ter o mundo

Fechado a laços de compreensão

Na minha alma gelada de pavor.

s.d.
Fausto - Tragédia Subjectiva . Fernando Pessoa. (Texto estabelecido por Teresa Sobral Cunha. Prefácio de Eduardo Lourenço.) Lisboa: Presença, 1988.  - 21.
1ª versão inc.: “Primeiro Fausto” in Poemas Dramáticos . Fernando Pessoa. (Nota explicativa e notas de Eduardo Freitas da Costa.) Lisboa: Ática, 1952 (imp.1966, p.85).

2 comentários:

  1. parabens, quando escrevemos com alma, só podem sair coisas lindas.
    tropecei em ti no face e gostei do que li, nao podia deixar de visitar o teu blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário e pelo apoio. É apenas um hobby, mas faz bem à alma escrever... Grata

      Eliminar