Poema... Amo-te penumbra luzente do meu luar

camila carreira, quadras de amor, versos curtos de amorAmo-te imanada na força do teu olhar
Amo-te sorriso preso dourado e solar
Amo-te penumbra luzente do meu luar
És tanto... tudo que eu gosto de amar

Amo-te riso terno tímido encoberto
Amo-te sorriso alvo raro e incerto
Amo-te alma livre que eu liberto
És tu que eu quero ter por perto

Amo-te toque ardente de mão acetinada
Amo-te aroma flamejante de pele ansiada
Amo-te beijo doce fresco de fruta molhada
Sonho-te viva, acordada, até de madrugada

Amor lançado amplo em vão intento 
Erra vadio sem porto navio cansado
Na imensidão desbota eu me apoquento
Temo não te encontrar... meu ser amado

*** Camila Carreira ***

Momentos de Cultura... 

A magia do 8 na vida de Fernando Pessoa

A marca suíça Caran d'Ache lançou uma edição limitada e exclusiva de canetas em homenagem a Fernando Pessoa. Esta colecção é composta por 888 canetas de tinta permanente e 888 roller Léman, em alusão ao número oito, que tinha um significado especial para o poeta português.

Este número esteve sempre presente na vida do poeta português, que nasceu a 13 de Junho de 1888 com o nome de Fernando, que também tem precisamente oito letras.

Por outro lado, Pessoa determinou para o seu 'Dia Triunfal' (em que terá criado os heterónimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro) a data de 8 de Março de 1914. Já o livro Mensagem é composto por 44 poemas (4+4=8) e a palavra tem oito letras. Este mesmo livro é dividido em três partes e pretende anunciar o V Império (3+5=8), uma época de união e paz universais, liderada pela língua e cultura portuguesas.

Como última curiosidade, na biblioteca particular de Fernando Pessoa estão representadas oito línguas: espanhol, francês, galego, grego, inglês, italiano, latim e português.

Em cada peça da colecção destaca-se a elegância do preto brilhante, que é conseguido pela aplicação de várias camadas de laca da China que fazem um interessante contraste com o aparo prateado, onde se exibe a gravação do busto do poeta, tal como o topo da tampa.

Cada caneta é acompanhada por uma caixa com a inscrição 'Tudo vale a pena se a alma não é pequena'. As peças foram produzidas na única fábrica da Caran d'Ache, em Genebra, Suíça.

2 comentários:

  1. Se inscreva no site Recanto das letras vai ser bom ter obras como essa por lá.

    ResponderEliminar