Poema de amor platónico e sem destino

camila carreira, poemas frases de amor, amor cinzas e rosas

AMOR PLATÓNICO 

Quando te amei
Nem te queria
Porque meu coração já sabia
Aquilo que também eu sei

Não existes és invenção
Fruto de idealização
De um amar que se quer
Liberto pra um qualquer

É frívolo ter táctil destinatário
Pra vertemos nosso dócil sentir
Vale o gáudio sentido e voluntário
Por quem? Nem tem que existir

Não haverá pranto ou drama
Por aquele que nunca perdi
Ideado era efémero holograma
Ilusão projectada o que senti

Escolhi eu amar prudente assim
Emancipada de seres imperfeitos
Ama-se um qualquer alegre arlequim
Ou alvos anjos que desenho perfeitos

**** Camila Carreira ***

Momentos de cultura e curiosidades poéticas... 


Fernando Pessoa
De vez em quando surge-me nos lábios


De vez em quando surge-me nos lábios
Uma canção de amor e, instintivo,
Nela choro unia amada morta. Sim.
É a noiva eterna morta de um eu
Que não soube amar.
                                Ah que feliz

Seria se eu pudesse aniquilar
O pensamento, a comoção — o que eu
Mais odeio e mais prezo — e m'envolver
Numa vida vazia e trabalhosa,
Com amores, ternura! Beberia
A alegria do regalo de existir
Sem perguntar onde era a sua origem
Nem onde tinha fim. Felicidade
Fez-se para quem a não pode sentir.
Completo e apreensível horror
Do mistério que eis volta ao pensamento!

Hoje se morre alguém que estimo — se eu
Estou ainda algo em mim absorto
No que é mais do que eu — se morre alguém
Que amo — admitamo-lo — já não choro,
Não sinto dor: gela-me apenas, muda,
A presença da morte que triplica
O sentimento do mistério em mim.
s.d.Fausto - Tragédia Subjectiva. Fernando Pessoa. (Texto estabelecido por Teresa Sobral Cunha. Prefácio de Eduardo Lourenço.) Lisboa: Presença, 1988.  - 88.
1ª versão inc.: “Primeiro Fausto” in Poemas Dramáticos. Fernando Pessoa. (Nota explicativa e notas de Eduardo Freitas da Costa.) Lisboa: Ática, 1952 (imp.1966, p.131).


camila carreira, poemas frases de amor, amor cinzas e rosas


camila carreira, poemas frases de amor, amor cinzas e rosas


2 comentários:

  1. Porque eu já vi -[através do sentir de perto]- muitos homens destroçados e muitas mulheres destroçadas porque o amor que eles e que elas depositaram noutrem fora friamente espezinhado pelos tais seres imperfeitos que à primeira, segunda e terceira vista pareciam carregar perfeição:

    Nada suplantará a experiência do que é podermos fisicamente e intelectualmente/psiquicamente/espiritualmente fundirmos a nossa essência com a essência de outrem que mereça esta fusão; mas: devido à falsidade/hipocrisia/sonsice que prolifera hoje em dia em sociedade é imperativo avisar os/as adolescentes que antes mesmo de eles e de elas quererem partir para o mergulho profundo de essências é necessário que eles e que elas amadureçam dentro de si o plano "b" + o plano "c" + o plano "d" no caso do rosto da perfeição ser exclusivamente/somente/unicamente ficção.

    Os amores platónicos quando são acionados para fecharem feridas internas: são para a consciência humana firme e seguro chão!

    Comentário inspirado no poeta/escritor/filósofo sito no seguinte website:

    www.miltoncoelho.weebly.com

    Para si (senhora poetisa Camila Carreira); para os seus leitores + para as suas leitoras:

    Bem haja/hajam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belissimo comentário, muito grata pela sua partilha

      Eliminar