Poema do monstro de solidão e traição

camila carreira, poemas de amor rosas e cinzas, poetisa portuguesaDESUMANIDADES

O monstro impiedoso
Soltou-me no vazio sem hesitar
Atirou-me para o mundo
Sem me amparar

Arrancou-me as asas...
E exigiu-me que voasse
Arrancou-me o chão
E exigiu-me que caminhasse
Estilhaçou meu coração
e exigiu-me que vivesse!
Lacerou-me a vida em pedaços
E exigiu-me que o esquecesse.
Evaporou toda a verdade
E exigiu-me que aceitasse
Destruiu toda a minha vida
E exigiu-me que não chorasse

A desumanidade venceu
Em afilado precipicio resvalei
Cansada da dor do vazio parei
Traída demais chorei

O monstro surgira, traiçoeiro
Silencioso e negro, em nevoeiro
Com máscara de amor verdadeiro
Destilando a crueldade
Entrou bruto e sorrateiro
Impiedoso e louco
De olhar frio, de sangue raiado
Desumano, grotesco e vazio
Possuído de insano desvario
Apunhalou-me o coração
Odiou-me por o ter amado
E partiu desassombrado
desapegado
...O monstro ruidoso e louco
O monstro que destruiu
O monstro que consumiu
O monstro que extorquiu
E cobardemente me feriu
Finalmente sorriu e fugiu

 *** Camila Carreira***

Momentos de cultura e curiosidades poéticas...                                 

Pontos de vista:

A Traição não se limita apenas a traição amorosa. 


A traição amorosa não é apenas trocar um amor por outro. A traição é um acto cobarde que se enlaça-se com muitas outras traições e muitos outros tipos de comportamentos condenáveis.
A traição existe também na amizade, nos negócios e em todos os elos que ligam 2 ou mais pessoas, que confiavam umas nas outras, em qualquer situação da vida. Não apenas num namoro ou num casamento.
camila carreira, poemas de amor rosas e cinzas, poetisa portuguesa
Num casamento, quando existe traição amorosa é muito provável que existam  também outros tipos de traição a diversos níveis. Principalmente quando o traidor é uma pessoa sem caráter e desumana, que o são quase sempre. No casamento existem ligações com diversas vertentes da vida humana para além dos laços de amor ou emoção, existem também comunhão de coisas concretas, como negócios, laços financeiros, compromissos, filhos, promessas, dívidas económicas, favores e com a traição amorosa, tudo isso vai incluído no pacote de devastação e destruição. O traidor trai os filhos que confiavam nele, trai as promessas através das quais obteve benefícios, trai os compromissos, etc . A traição amorosa não é um acto condenável por si só... mas a traição que inclui mentira, deslealdade, falta de integridade, cobardia, ingratidão, desonestidade, rapinagem, frieza e calculismo, pessoas sem palavra, sem caráter, oportunismo, frieza, impiedade, falsidade, fingimento e claro crueldade, falta de remorso, falta de vergonha, falta verdade. Tudo isso aliado à traição, faz da traição um golpe insuportável que deixa a vítima num abismo profundo do qual dificilmente sairá.
Um traidor parceiro de vida trai também a pessoa como ser humano, não apenas a pessoa como namorada. Trai todos os sonhos que construiu com ela, todos os projectos em que exigiu que ela investisse o seu tempo, o seu dinheiro, a sua vida, a sua carreira e a vida de terceiros. Trai profissionalmente quando exige perdas profissionais em favor da ascensão do traidor.
O traidor é ainda mais terrífico quando exige sacrifícios ao parceiro, exige dinheiro, exige sempre prometendo que vai compensar em breve, devolver... e é na hora de compensar que ele trai, abandona e leva tudo o que exigiu e ganhou.

Em seguida deixo-os com algumas citações de frases de grandes pensadores, personagens mundiais e históricas, que afirmaram sobre a traição a deslealdade e a cobardia dos traidores que são também ingratos e oportunistas.

**A traição supõe uma covardia e uma depravação detestável.
Barão de Holbach

**Ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato.

Johann Goethe

**A vileza e a ingratidão estão sempre dispostas
A vitimarem as pessoas mais bondosas
Por isso é que ser bondoso neste mundo
Não é para os fracos, é para os fortes!
Augusto Branco

**Há favores tão grandes que só podem ser pagos com a ingratidão.
Alexandre Dumas
camila carreira, poemas de amor rosas e cinzas, poetisa portuguesa

**A ingratidão é filha da soberba.
Miguel de Cervantes

**A ingratidão é o mais horrendo de todos os pecados.
Alexandre Herculano

**A ingratidão é sempre uma forma de fraqueza. Nunca vi homens hábeis serem ingratos.
Johann Goethe

**Os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles.
Victor Hugo
 
**Cometem-se muito mais traições por fraqueza do que em consequência de um forte desejo de trair.
La Rochefoucauld , François

**Poucas pessoas têm a coragem de ser cobardes diante de testemunhas.
Gautier , Théophile


Quando amamos deveras, a traição é como uma facada no peito e nas costas. A dor é insuportável. A dor vem da decepção, pois percebemos que não conhecíamos tão bem como pensávamos o monstro em quem confiávamos tudo. Depois surge a raiva de nós mesmos, pois pensamos que de alguma forma somos responsáveis, mas era impossível ver por trás da máscara. Surgem pensamentos de que jamais iremos encontrar alguém de confiança. Perdemos a esperança de sermos felizes novamente.
A traição é, com certeza, um dos maiores dramas sentimentais e talvez o que mais provoca dor no ser humano.
Lidar com a situação de ter sido traído não é fácil. Além da dor, muitas vezes insuportável, a traição obriga a tomar decisões que não estavam nos nossos planos.
camila carreira, poemas de amor rosas e cinzas, poetisa portuguesa
camila carreira, poemas de amor rosas e cinzas, poetisa portuguesa


1 comentário: