Poemas de paixão e fantasias

camila carreira, poetisa portuguesa, poesia melhor do 2018 ELEGE-ME TUA SERVA


Essa imperfeita perdição
Que é o amor
Conecta felicidade com dor
Devassidão com pudor.
E deixa o cosmos revirado.
Jamais podendo ser ignorado.

Quero saber de ti, amor
Se existes… Onde estás?
Onde te perdeste?
Se me encontrarás
Porque não me sentes?
Nem me consentes…
Se eu só quero viver em ti
Agitar-me nas tuas tormentas!

Vem...
Trespassa, desapiedado, esta letargia
Que repele e suga toda a alegria.
Dissipa, abrupto, a minha solidão!
Que me tolhe de negro o coração…
Quebra, aparatoso o silêncio glacial!
Que ressoa no vácuo frio infernal
E não me deixes sucumbir… petrificar
Humaniza-me. Desperta-me, liberta-me
Arrasta-me agreste doce e inquieto
Só na tua inquietude posso serenar
Esta ira tresloucada de te procurar
Arrebata-me deste viver cinza, sem cor
Elege-me tua…
Paradoxal e policromático, amor

*** Camila Carreira ****

Momentos de cultura e curiosidades poéticas... 


Fernando Pessoa

Servo sem dor de um desolado intuito,


Servo sem dor de um desolado intuito,
De nada creias ou descreias muito.
O mesmo faz que penses ou não penses.
Tudo é irreal, anónimo e fortuito.

Não sejas curioso do amplo mundo.
Ele é menos extenso do que fundo.
E o que não sabes nem saberás nunca
É isso o mais real e o mais profundo.

Troca por vinho o amor que não terás.
O que esperas, perene o esperarás.
O que bebes, tu bebes. Olha as rosas.
Morto, que rosas é que cheirarás?

Vendo o tumulto inconsciente em que anda
A humanidade de uma a outra banda,
Não te nasce a vontade de dormir?
Não te cresce o desprezo de quem manda?

Duas vezes no ano, diz quem sabe,
Em Nishapor, onde me o mundo cabe,
Florem as rosas. Sobre mim sepulto
Essa dupla anuidade não acabe!

Traze o vinho, que o vinho, dizem, é
O que alegra a alma e o que, em perfeita fé,
Traz o sangue de um Deus ao corpo e à alma.
Mas, seja como for, bebe e não sê.

Com seus cavalos imperiais calcando
Os campos que o labor esteve lavrando,
Passa o César de aqui. Mais tarde, morto,
Renasce a erva, nos campos alastrando.

Goza o Sultão de amor em quantidade.
Goza o Vizir amor em qualidade.
Não gozo amor nenhum. Tragam-me vinho
E gozo de ser nada em liberdade.
30-11-1933
Novas Poesias Inéditas. Fernando Pessoa. (Direcção, recolha e notas de Maria do Rosário Marques Sabino e Adelaide Maria Monteiro Sereno.) Lisboa: Ática, 1973 (4ª ed. 1993).  - 97.

camila carreira, poemas de amor cinzas e rosas, poetisa portuguesa


camila carreira, poemas de amor cinzas e rosas, poetisa portuguesa

camila carreira, poemas de amor cinzas e rosas, poetisa portuguesa

2 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=GgCVaH68co0

    ResponderEliminar
  2. Porque é que o amor puro é o Rei dos reis; é o General dos generais e é o Senhor dos senhores?

    Porque a nós naturalmente o faz pensar, sentir e aspirar servir sem temermos acabar por ser um seu escravo; pois é certeza de humanização; de despertar e de libertação = salubre aparatoso invisível arrebatamento da solidão; da cegueira intelectual/psíquica/espiritual e da perdição!

    O amor puro continua a ser o extraordinário incrível surpreendente -[e.t.i.]- alienígena -[e.t.i.]- estranho desconhecido colorido inquieto conhecido toque com a capacidade local; regional; nacional e internacional de a todos nós de uma só vez tocar; abraçar e apreciar + respeitar + amar.

    Entre homens e mulheres que vivem protegidos pelo abraço do amor puro não existem correntes e/ou grilhões e sim (enquanto a pureza as nossas relações continuar a guiar): profundos e inquebráveis elos de ligação!

    Comentário inspirado no poeta/escritor/filósofo sito no seguinte website:

    www.miltoncoelho.weebly.com

    Para si (senhora poetisa Camila Carreira); para os seus leitores + para as suas leitoras:

    Bem haja/hajam!

    ResponderEliminar