Porque é a profundidade que amo, poema fora da caixa e sua análise

Brotem palavras de tambores ou gerânios  
As vielas que fechadas se abram de par em par 
As noites negras que me dissipem
Pelas ruas, indo como num labirinto 
Enlevo-me em vestes retalhadas 
De todas as eiras e fainas 
conquistas e derrotas debulhadas
Pele e alma calejadas da lide 
Renascida na fascinação repentina que me anima 
Esmifro tudo que se me atira aos olhos 
Vejo tanto do todo que não se me apresenta 
Ímpetos sem tréguas encarnando emoções 
- e vós ai… amorfas corroendo fábulas antigas  
Carpireis lírios lúgubres em colchas inertes 
Bordareis em suspiros a sorte - a morte
Memórias rendilhadas esculpidas por sujeição
Sibilando rancores e dós ignotos 
De quem sabe apenas o que lhe dão 
Aceitam e consentem sem aflição
Eu! - Sou impertinente elevo a perplexão
Praguejo na praça atirando poemas
Empunho pedras e cravos como brados
Nasci voz e grito séculos de libertação
Alimentei em mim exércitos de provocação

Talvez abrupta...  talvez exausta
Por nascer e morrer nesta berma desbotada 
Onde o que te mostram é nada
Onde os limites se pisam a toda a hora
Onde as revoluções se urdem
Recuso viver à superfície das coisas
Escolho abismos
Movo-me na intimidade de tudo
No âmago da suspeição
Porque é a profundidade que amo
Se é a verdade que busco

Camila Carreira 

COMO ANALISAR O POEMA 

Esse poema transmite uma sensação de luta interna, resistência e busca por significado em meio à complexidade da vida. Aqui estão algumas das principais ideias e temas que emergem:

  1. Renascimento e Renovação: O início do poema fala sobre brotar palavras de tambores e gerânios, sugerindo um desejo de expressão e renovação. O uso de imagens como "noites negras que me dissipem" pode indicar um desejo de libertação e clareza.

  2. Reflexão sobre a Existência: As referências a vielas fechadas e labirintos evocam uma sensação de confusão e busca. O eu lírico parece estar explorando a complexidade da vida e as suas experiências, tanto positivas quanto negativas (conquistas e derrotas).

  3. Experiência e Resistência: As "pele e alma calejadas da lide" indicam que o eu lírico passou por dificuldades e desafios, mas também encontrou beleza e fascinação em sua jornada. A linguagem sugere uma resiliência frente às adversidades.

  4. Crítica à Conformidade: A menção a "memórias rendilhadas repetidas de sujeição" e a aceitação passiva da dor destaca a crítica à conformidade e ao conformismo social. O eu lírico se posiciona contra essa submissão e expressa sua indignação.

  5. Voz e Provocação: A imagem de "atirar poemas" e "empunhar pedras e cravos" revela um desejo de protesto e mudança. O eu lírico se vê como um agente provocador, usando sua voz para desafiar as normas e expressar suas emoções.

  6. Profundidade e Intimidade: O poema enfatiza a importância de ir além da superficialidade, movendo-se "na intimidade de tudo" e buscando a verdade nas profundezas das experiências. O eu lírico valoriza a complexidade e a profundidade da vida, recusando-se a aceitar o que é superficial ou simples.

  7. Busca pela Verdade: O desejo de descobrir a verdade permeia o poema, sugerindo que a autenticidade e a profundidade são essenciais para a experiência humana. Essa busca é apresentada como uma jornada contínua, marcada por incertezas e dúvidas.

Em suma, o poema é uma poderosa reflexão sobre a luta pela expressão, a resistência à conformidade, e a busca por significado e verdade em um mundo complexo. O tom é tanto crítico quanto introspectivo, revelando uma voz poética que se recusa a se calar diante das dificuldades.


Velho cego, choravas
Pablo Neruda


Velho cego, choravas quando a tua vida
era boa, e tinhas em teus olhos o sol:
mas se tens já o silêncio, o que é que tu esperas,
o que é que esperas, cego, que esperas da dor?
 
No teu canto pareces um menino que nascera
sem pés para a terra e sem olhos para o mar
como os das bestas que por dentro da noite cega
- sem dia ou crepúsculo - se cansam de esperar.
 
Porque se conheces o caminho que leva
em dois ou três minutos até à vida nova,
velho cego, que esperas, que podes esperar?
Se pela mais torpe amargura do destino,
animal velho e cego, não sabes o caminho,
eu que tenho dois olhos to posso ensinar.

Pablo Neruda inicia-se na literatura com um livro profético: "Crepusculário", publicado pela 1.ª vez em 1923, quando o iniciante Neruda ainda publicava avulsamente em jornais e revistas, e é dividida em "capítulos".

O livro reúne os poemas escritos por ele entre os dezasseis e os dezassete anos, quando, segundo o próprio, escrevia entre dois e cinco poemas diariamente.
 

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